Quem sou

Sou um simples humano em busca de conhecimento. Uma poeira no cosmos. Apaixonada por nutrição e todos os aspectos relacionados à alimentos, saúde, bem estar. Curiosa.Questionadora.

Como nutricionista procuro passar o que sei. Meu maior objetivo é orientar e ajudar.
Uma das perguntas que mais escuto durante o dia é: "..mas isto faz bem? isso eu posso/devo comer...?"
Eu não sei. Passo meus dias estudando para tentar responder a estas questões com a maior clareza possível, mas, de verdade, eu tenho certeza que meu conhecimento não tem esta resposta. Melhor, temos várias verdades que podem servir de respostas a estas questões e não uma única verdade/resposta.
Mas, de maneira geral, o ser humano quer um rótulo de bom ou ruim, de pode ou não pode, de emagrece ou engorda, de saudável ou não saudável. 

Ninguém sabe. Todo mundo sabe. O que se sabe hoje, muda amanhã. Não existe uma verdade absoluta.

O que posso afirmar é que sigo buscando as respostas. Sigo estudando sempre. Questionando sempre. Erro, aprendo, revejo, volto atrás, tento novamente. Estudo mais um pouco, repenso, revejo e assim segue.
Estudos mostram benefícios e malefícios com vários tipos de dieta, o tempo todo. Vegetarianos, crudivorista, frugivoristas, veganos, dietas A, B C, dietas do tipo sanguíneo, dietas da moda.... Todos trazem sua contribuição para que, tiremos nossas próprias conclusões acerca daquilo que nos faz viver bem.

Não quero um fardo ou uma responsabilidade de ter que ter certeza das coisas. Quem tem?
Se quem diz que o que pensa é a verdade e outro afirma que a verdade não existe, então quem está certo? Qual é a verdade? 

Minha proposta é ajudar as pessoas a encontrarem seu equilíbrio. Sentirem-se bem.  E para isto não sigo uma única linha de pensamento ou trabalho. Não sigo nenhuma religião, crença, dietas A, B ou C, medicina tradicional, ayurveda, chinesa, japonesa, moderna, isso ou aquilo. Uso em minha prática clínica tudo  o que sei, com bom senso, com um único objetivo: AJUDAR.

Não posso afirmar que comer carne é bom ou ruim e/ou faz bem ou faz mal. Não posso concluir que comer frutas e verduras com agrotóxicos e pesticidas é a base de uma alimentação saudável. Não compactuo com a ideia de que seres humanos precisam beber leite de outra espécie. Não sei como fazem para viver somente de prana ou da luz do sol. Não sei qual é a melhor dieta. Mas acho que é aquela que te faz bem. Aquele plano alimentar em que você se sinta bem, feliz, saudável, completo, consciente, satisfeito.

Para mim, é importante ter certeza de estar buscando ser e fazer o melhor que posso neste momento, com o que conheço até agora e não ter a certeza de que o que faço está certo ou é o único caminho.


E para você, o que é importante? O que te faz bem? 
Esta é a primeira pergunta. E onde está a resposta? Em você. Olhar para dentro de si mesmo é o princípio de um processo em busca da cura e da saúde.

"....Ahhh, mas eu queria tanto que alguém me dissesse o que eu deveria fazer, comer, vestir, pensar, falar. Ahhhh, seria tão mais fácil! Tem que ter uma fórmula, uma receita que funcione para todos..."

NÃO TEM!  (e se alguém sabe, por favor, compartilhe!)

Tem a tua verdade, o teu caminho, a tua experiência, o teu bem e o teu mal, a tua busca, a tua vontade, o teu livre arbítrio, as tuas escolhas, os teus preconceitos....as tuas respostas. 
Meu convite é: " vamos te encontrar? descobrir quem tu é? o que te faz feliz? com o que tu te sente bem?..."
Convite simplesmente complexo.

Mas eu não tenho uma resposta nem uma verdade absoluta para te contar. Só posso tentar te ajudar a encontrar as tuas e seguir procurando as minhas.

Precisamos de dietas saudáveis, sustentáveis. Dietas boas para nós, boas para o planeta, para todo o sistema. Ainda não sei qual é esta dieta pois são inúmeras as variáveis que se fazem importantes na construção de uma dieta ideal. Ela na verdade (acho que)  não existe, pois somos únicos e diferentes. Uma dieta que se aproxime da dieta "ideal" deveria levar em consideração aspectos como raça, idade, gênero, fase da vida, altura, posição geográfica, tipagem sanguínea, genética, cultura, estações do ano, biotipo, paladar, emoções, condições financeiras, filosofia, condições sociais, nível de atividade física, entre muitas outros que com certeza não mencionei.

Não estou aqui para dizer "sejam vegetarianos", nem "parem de comer carne" ou " façam a dieta das proteínas pois carboidratos são ruins" ou " vivam da luz do sol" ou "isso é bom e isto é ruim"...Estou para orientar, sugerir, propôr, trocar idéias, evoluir, aprender.

Conhecimento é poder.

Conte comigo sempre pois eu conto com você! Juntos podemos aprender!









Comentários